Igreja

Domingo do Bom Pastor, um domingo dedicada às vocações

O domingo do dia 11 de maio, IV Domingo da Páscoa, é marcado pelas celebrações do Bom Pastor. A figura de Jesus apresentada como o Bom Pastor é centrada na passagem do Evangelho de João (Jo 10,1-21), onde Ele se identifica como o líder que cuida, protege e guia seu rebanho. Essa imagem destaca o amor, o cuidado e o sacrifício de Jesus por aqueles que o seguem. O Papa Francisco, mesmo já doente e no hospital, em março de ano, escreveu uma mensagem pedindo que este Domingo do Bom Pastor seja também reconhecido como Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
 
 
Para animar o povo da Diocese de Montenegro a rezar pelas vocações, Dom Carlos Romulo, bispo diocesano, escreveu uma mensagem destacando a importância de tomar esta data também como um momento de olharmos para as muitas vocações que afloram em nossas comunidades de fé e, ainda, rezarmos pela vocação de nosso novo pontífice, Leão XIV.
 
Eis o texto:
 
“Caríssimos irmãos e irmãs, estes próximo domingo, IV Domingo da Páscoa, celebramos a Ressurreição do Senhor, contemplando-O como o Bom Pastor. É o Domingo em que a Igreja se congrega no Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
 
O Papa Francisco, do leito do hospital, nos deixou uma bela mensagem que diz: ‘a vocação é um dom precioso que Deus semeia nos corações, um chamado a sair de si mesmo para trilhar um caminho de amor e serviço’.
 
Assim, neste domingo, convido toda a nossa Diocese a dar graças pela caminhada vocacional que temos. Rezemos por todos e todas que já deram o seu sim, e procuram viver sua vocação com alegria; rezemos, também, pelo Papa Leão XIV, que deu seu sim, como sucessor de Pedro. Que o nosso novo pontífice, exercendo o Ministério Petrino entre nós, nos anime a viver com alegria e simplicidade a nossa vocação, Dom de Deus e serviço aos irmãos e irmãs”.
 
+ Dom Carlos Romulo
Bispo diocesano de Montenegro