Igreja-Irmã

Na Assembleia Diocesana de Pastoral realizada em 2021, foi anunciado algo que vinha sendo planejado e sonhado há algum tempo. A partir do ano de 2022, a Diocese de Montenegro terá como Igreja-irmã a Prelazia do Alto Xingu – Tucumã e o primeiro missionário enviado foi o Pe. Blásio Henz, que com sua missão, representa a parceria entre a Diocese e a Prelazia. A história continua e vai sendo construída com o auxílio e colaboração de todo povo da Diocese de Montenegro.

A Prelazia do Alto Xingu – Tucumã foi criada a 06/11/2020 desmembrada da Diocese de Xingu-Altamira.

Tem como padroeira Nossa Senhora Aparecida.

O bispo é Dom Fr. Jesús María López Mauleón, (espanhol, Ordem dos Agostinianos Recoletos). O clero é de 10 padres. (1 padre natural da diocese, 2 padres diocesanos em missão, 7 padres xaverianos (italianos, brasileiros, indonésio). São 5 irmãs religiosas (em duas cidades).

5 paróquias, 2 pró-paróquias, 1 área pastoral.

A superfície é de 128.291,61 km². A população é 236.589.

São 6 municípios que compõem a Prelazia, entre eles o 2º maior em extensão do Brasil (São Félix do Xingu).

Missionário da Diocese de Montenegro: Pe. Blásio Henz