Nota de pesar profissão de fé na Ressurreição pelo falecimento de Dom Zeno Hastenteufel
“Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que Nele crê, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
Neste momento da páscoa de Dom Zeno Hastenteufel, Bispo Emérito da Diocese de Novo Hamburgo, a Diocese de Montenegro expressa seu pesar e professa a fé na Ressurreição. Nossa gratidão a Deus pela vida de Dom Zeno, filho da nossa Diocese, da Paróquia Nossa Senhora da Natividade de Francesa Alta, em Barão. E mesmo atuando na Diocese vizinha, sempre cultivou uma grande proximidade com nossas paróquias e comunidades.
Agradecemos a Deus pelo seu testemunho como cristão e ministério fecundo nas paróquias e, especialmente, na evangelização da juventude. Dom Zeno foi o criador do Curso de Liderança Juvenil, o CLJ, um celeiro para vocações e porto seguro para muitos jovens em nossa e outras dioceses. Como Bispo, ainda teve destacada atuação no pastoreio das Dioceses de Frederico Westphalen e Novo Hamburgo. Nossa gratidão também pela sua missão na vida acadêmica, na qual foi professor de grande parte de nossos padres. Eu mesmo tive a graça de ser seu aluno.
Expressamos nossas condolências à família Hastenteufel, à Diocese de Novo Hamburgo, a Dom João Salm, bispo de Novo Hamburgo, e a família diocesana e a todos os amigos e amigas deste servidor do Senhor.
Querido Dom Zeno Hastenteufel, entre na “Alegria do teu Senhor!”. Descanse em paz!
Montenegro, 30 de abril de 2025
+Dom Carlos Romulo – Bispo Diocesano