Jubileu 2025

Domingo da Misericórdia é marcado com Jubileu

Uma semana depois da Páscoa, a Igreja celebra o chamado Domingo da Misericórdia. Segundo a tradição, os fiéis são convidados a vivenciar a Misericórdia de Deus através do Sacramento da Confissão e da celebração da Eucaristia. Neste ano de Jubileu da Esperança, a Diocese de Montenegro se juntou à tradicional festa da Divina Misericórdia que ocorre na Paróquia Sagrada Família em Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari, para celebrar mais uma atividade jubilar. Além do Apostolado da Misericórdia, muito forte em Bom Retiro, participaram do encontro diversos grupos do Apostolado da Oração.
 
Ao longo do domingo, 27/04, cerca de 500 pessoas participaram de momentos de oração e celebração, que iniciou com uma acolhida na barragem da Eclusa. O ponto é tradicional em Bom Retiro do Sul, fica na margem do Rio Taquari. Ainda neste local, tão simbólico para quem viveu os dramas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, grupos do Apostolado da Oração e da Misericórdia fizeram a oração do terço mariano de forma pouco convencional: um grupo encenava os mistérios da oração do Rosário. De lá, fiéis seguiram em romaria por cerca de um quilômetro até a Igreja Matriz.
 
Já no Salão Paroquial da Sagrada Família, a chegada foi marcada pela tradicional entrada das bandeiras de cada um dos grupos do Apostolado da Oração. Na Diocese de Montenegro, há grupos do Apostolado da Oração nas 30 paróquias, estando ainda presente em 53 comunidades. Palestras e formações sobre temas relacionados à devoção mariana e também sobre o Jubileu da Esperança ocorreram ao longo de todo dia.
 
Pouco antes do almoço, um momento de muita emoção foi o início da veneração do quadro de Jesus Misericordioso. Este é um ícone, pintado por Eugeniusz Kazimirowski, em 1934, baseado na visão que a Santa Faustina Kowalska teria tido do próprio Cristo. Acredita-se que Jesus teria pedido que fizesse a reprodução tal qual era visto pela religiosa. O ícone de Jesus Misericordioso foi exposto durante grande parte do dia, mobilizando muitos fiéis. O movimento em torno do quadro só diminui quando as pessoas se colocavam em Adoração ao Santíssimo, que ocorreu também ao longo do dia na Igreja. Padres também atenderam a confissões durante todo o evento. Uma Adoração também foi realizada diante do grande público no Salão Paroquial.
 
Muito popular entre os devotos do Cristo Misericordioso, o Terço da Divina Misericórdia também foi rezado de uma forma especial durante a tarde. Com um terço comum, utilizando um conjunto de orações e jaculatórias específicas para pedir a misericórdia de Deus para si e para o mundo,a reza era intercalada com cânticos. Por volta das 16h, todo o povo voltou a se reunir para a missa de encerramento. Celebrada pelo bispo diocesano Dom Carlos Romulo, foi também o envio dos diversos grupos de Apostolado da Oração e da Divina Misericórdia às suas comunidades.
 
A próxima celebração relacionada ao Jubileu da Esperança na Diocese de Montenegro será o Jubileu da Unidade dos Cristãos, que se une à Semana de Oração pela Unidade Cristã, entre os dias 1º e 8 de junho. Depois, em 17 de agosto, ocorrerá o Jubileu da Pastoral Social, no Santuário Nossa Senhora da Assunção, em Taquari.

Galeria de imagens