154 anos da Paróquia São João Batista de Montenegro
Hoje, é dia de festa para toda a comunidade da Paróquia Catedral São João Batista, pois celebra 154 anos de criação. Desmembrada da Paróquia Bom Jesus de Triunfo, a São João Batista é ainda mais antiga do que o município de Montenegro, com seus 152 anos. A criação da paróquia, inclusive, elevou a condição de Montenegro, dando os primeiros passos para ser considerado município.
Quem aprovou a criação da São João Batista em 28 de abril de 1871 foi o segundo bispo da Diocese do Rio Grande do Sul, Dom Sebastião Dias Laranjeira. Ele atende um pedido da própria comunidade local que se mobilizou para a construção de uma pequena igreja de tábuas, dada a dificuldade que era se deslocar até Triunfo. Por falta de padres no clero diocesano, Dom Sebastião entregou aos cuidados dos padres jesuítas alemães a nova paróquia. O primeiro vigário (hoje pároco) foi o Pe. Miguel Kellner S.J.
Os jesuítas conduziram a paróquia por 23 anos. Em fevereiro de 1895 a entregaram ao clero diocesano, na pessoa do Pe. Bartolomeu Tiecher. Ele é tio-avô do bispo emérito de Montenegro, Dom Paulo De Conto. Até lá, a comunidade cresceu e a antiga matriz, que ficava onde hoje é uma praça, viu crescer em sua frente o atual templo que conhecemos. Sua inauguração ocorreu em 12 de dezembro de 1965, em ato presidido por Dom Vicente Scherer, à época arcebispo metropolitano de Porto Alegre.
Desde 2008, ano da criação da Diocese de Montenegro, a igreja matriz é elevada a Catedral, passando a ser denominada Paróquia Catedral São João Batista. Constituída por 14 comunidades, tem hoje como pároco o padre Diego Knecht e como vigários os padres Genico Schneider e Renato Krause, além do padre Isaías Colling, também reitor do Seminário Propedêutico São Paulo Apóstolo, que auxilia nas celebrações do fim se semana.