Catedral

Projeto social da Paróquia promove entrega de “quentinhas”

Motivados pela dureza de constatarem que, em Montenegro, muitas pessoas não conseguiam sequer garantir uma refeição por dia, o Grupo Santo Antônio, do Movimento do Cursilho da Cristandade – MCC, presente na Paróquia Catedral São João Batista, decidiu fazer uma ação concreta. Angelo Paties, que integra o grupo, já tinha a experiência de ajudar na elaboração de quentinhas para doação em uma paróquia no Bairro Restinga, em Porto Alegre. Foi de lá que veio a inspiração de pensar algo similar aqui na cidade. Ainda em 2023, de forma meio improvisada, as primeiras refeições saíram.

O projeto foi crescendo e cada vez mais gente buscava as quentinhas. A mobilização também aumentou e a estrutura de uma cozinha industrial, com um fogão e novas panelas, começou a surgir dentro do espaço da Cáritas. Tudo fruto de doações e parcerias. Voluntários foram se aproximando e, na medida em que a força de trabalho aumentava, cresciam também o número de refeições preparadas. Hoje, são cerca de 100 refeições são servidas, ao meio-dia, todas terças-feiras.

Parte destas quentinhas vão para Cáritas da Capela Santo Antônio, que faz a distribuição pelo bairro, e parte é destinada à Cáritas da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Timbaúva. Mas, a grande maioria é servida na Catedral. A refeição é entregue no pátio, onde muitos já comem. Mas, segundo as voluntárias da Cáritas, há pais e mães que levam para casa para partilhar com os demais da família.

O núcleo de voluntários está cada vez mais unido e a ação ganhou até um nome: Projeto Social Catedral São João Batista; e um perfil no Instagram: @ projetosocialcatedralmgo. E como a demanda não para de crescer, agora para 2024, a ideia é ampliar a ação. Para que isso seja possível, o Projeto busca “padrinhos” e “madrinhas”. A ideia é que fiquem responsáveis por levar os alimentos, temperos e as quentinhas até a Cáritas. Também é importante organizar com um cozinheiro, que pode ser até mesmo essa pessoa ou algum conhecido. Interessados podem procurar a Secretaria ParoquialCáritas (51-98437-0817) ou Angelo Paties (51-99986-7332). Também há o PIX para quem quer contribuir com doações em dinheiro. A chave é: projetosocial@psjb.org.br.

Fonte: psjb.org.br